Compreendendo a ciência da dieta cetogênica

Se você deseja perder pouco ou muito peso, ao mesmo tempo em que ainda tem músculos no final de tudo, é imperativo seguir uma dieta que pode fornecer tanto... a dieta cetogênica.

Existem centenas de dietas pelas quais as pessoas confiam, mas por que você deve seguir a dieta cetogênica?

Simplificando, a dieta cetogênica é a mais comentada em todo o mundo, com muitos estudos de caso para prová-lo. Há pesquisas positivas que podem apoiar as afirmações feitas por pessoas sobre o quão eficaz e seguro ele é.

Se você for um novato em tudo relacionado à dieta cetogênica, haverá momentos de confusão e equívocos. Aqui, vamos ajudá-lo a entender a ciência da dieta cetônica e como você pode se beneficiar dela.

Então, o que é uma dieta cetogênica?

A dieta cetônica, também conhecida como dieta cetogênica, é rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. A comunidade de saúde e boa forma ficou impressionada com o quão eficaz ele se tornou.

A dieta é bastante simples. Basta consumir uma pequena quantidade de carboidratos e aumentar o número de gorduras boas em seu lugar. Não confunda a dieta ceto com a dieta Atkins. A maioria das pessoas faz isso porque ambos têm baixo teor de carboidratos, mas a dieta de Atkins é pobre em gorduras e rica em proteínas. A dieta cetônica é mais voltada para gorduras saudáveis ​​e menos proteínas.

A dieta cetônica permite que seu corpo se torne uma máquina de queima de gordura devido ao estado metabólico conhecido como cetose. Você pode literalmente ver toda a gordura derreter.

Como tudo funciona?

Qualquer um pode dizer o quão bem-sucedida é a dieta, como ela derrete a gordura, mas a ciência pode comprovar todos esses depoimentos?

A resposta é sim!

Os ácidos graxos são criados a partir de compostos conhecidos como glicose, que produzem insulina. A insulina é criada pela quebra de proteínas que encontramos nos carboidratos. Este, por sua vez, regula os níveis de açúcar no sangue.

Pense na insulina como um veículo que leva a glicose da corrente sanguínea para as células. Se você não tivesse insulina, seus níveis de açúcar no sangue subiriam a níveis perigosos.

Mas ... por outro lado, temos glicose ou glucagon, que o pâncreas esconde quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos.

Quando os níveis são tão baixos, o glicogênio é secretado e funciona pegando o glicogênio armazenado e transformando-o em energia para o corpo. À medida que os níveis de glicogênio caem, ocorre a oxidação beta, que decompõe os ácidos graxos.

É quando a cetose começa, à medida que ocorre a beta-oxidação, o fígado libera cetonas que viajam para o cérebro como uma forma de energia, e esses ácidos graxos restantes são convertidos em uma forma de energia.

O que são corpos cetônicos?

Os corpos cetônicos são basicamente energia criada quando os ácidos graxos são decompostos pelo fígado e convertidos em uma forma de energia.

Apenas alguns ácidos graxos são oxidados no fígado; o restante criará uma cetona conhecida como acetoacetato, também conhecida como beta-hidroxibutírico, que faz parte da família dos corpos cetônicos.

Todo o tecido do seu corpo contém mitocôndrias que usarão o corpo cetônico como fonte de combustível.

Dietas ceto para catabolismo de formigas

A pior coisa que você pode fazer como um dieter é colocar seu corpo em um estado catabólico, esta é uma forma de canibalismo, pois seu corpo está comendo seus músculos e usando-os como combustível em oposição às reservas de gordura.

É por isso que a dieta cetônica é perfeita devido ao efeito sobre as taxas de catabolismo que tem em seu corpo, o que reduz drasticamente. Se você faz uma dieta que o coloca em um estado catabólico, é esperada uma perda muscular.

Uma coisa a saber é que o cérebro pode pegar traços de proteína e convertê-los em glicose para combustível, o que também é conhecido como gliconeogênese, mas o cérebro prefere cetonas como fonte de combustível em vez de glicose.

O efeito é que a proteína não precisa ser quebrada e convertida em glicose, então se seu corpo precisa de energia, ele usará a gordura corporal para todas as suas necessidades de combustível.

Tudo isso pode parecer confuso no início, mas em termos simples, tudo o que você está fazendo é fazer com que seu corpo queime gordura em vez de carboidratos como combustível.

Quatro Equívocos sobre a Dieta Keto

Nos últimos dez anos, as pessoas abandonaram a dieta tradicional com alto teor de proteína e baixo teor de gordura, como a dieta Atkins. As pessoas preferiram as melhores opções que conhecemos hoje como dieta cetogênica.

A dieta ceto é rica em gorduras boas, pobre em proteínas e carboidratos, o que ajuda a perder gordura, bem como a desenvolver e reter os músculos. A dieta cetônica é bem conhecida por transformá-lo em uma máquina ambulante de queima de gordura que o ajuda a ter uma boa aparência no menor tempo possível.

A dieta cetônica é popular e com a popularidade vêm os críticos. Os críticos que você vê na TV ou online recebem informações incorretas. Eles só procuram o lado negativo das coisas por estarem mal informados.

Há muitas informações incorretas ou equívocos sobre a dieta cetônica que estão por aí e falar sobre cada uma delas levará a semana toda. Abaixo, cobriremos alguns dos mitos mais conhecidos que estão circulando atualmente.

Existem muitos mitos e equívocos comuns associados às dietas cetônicas, e listar cada um nos levaria o dia todo. Em vez disso, vamos dar uma olhada em 5 dos equívocos mais comuns sobre dietas cetônicas, antes de esclarecer cada um de uma vez por todas.

Você perde músculo

Os críticos acreditam que você perde músculo quando a dieta cetônica inicia a atrofia muscular, o que é cem por cento incorreto. A dieta ceto tem efeitos de sparring muscular que auxiliam no crescimento e manutenção de sua massa muscular. Você só precisa seguir a dieta corretamente.

Seu corpo funciona de maneira diferente quando está em dieta cetônica do que em uma dieta baixa em calorias padrão. Mas com o ceto, o corpo usa as cetonas como combustível, queimando a gordura armazenada para deixar os músculos em paz.

O cérebro precisa de açúcar para funcionar.

Um equívoco comum é que a dieta cetônica danifica o cérebro devido à falta de açúcar necessária para que seu corpo funcione corretamente.

Se você seguir as regras da dieta cetônica e for verdadeiro consigo mesmo, a fonte número um de energia são as cetonas, que é o que seu cérebro exige. Sim, ele precisa de um pouco de glicose que vem do consumo de sua quantidade diária de carboidratos, que é cerca de 20g - 50g.

A maioria das pessoas que seguem a dieta cetônica notaram um grande aumento no foco, clareza mental e se tornaram mais conscientes. A dieta cetônica é fantástica para o cérebro.

Os ossos são danificados no processo

As pessoas acreditam que, quando você está em uma dieta cetônica, seus ossos se desprendem de minerais como o cálcio. Isso, por sua vez, causa osteoporose, o que é completamente falso.

Dietas ricas em proteínas podem causar perda de cálcio, mas estamos bem, a dieta cetônica é pobre em proteínas e rica em gordura. Você vê a diferença?

As artérias ficam obstruídas.

Este é provavelmente um dos equívocos número um em que as pessoas acreditam quando o tópico da dieta cetônica surge e, novamente, isso não é verdade. Vamos discutir o porquê.

Com todas as pesquisas por aí a respeito de comer gorduras saudáveis, muitas pessoas geralmente acreditam que a gordura faz mal. Eles acreditam que comer toda essa gordura irá bloquear suas artérias, o que pode causar problemas no coração.

O que eles tendem a ignorar é que estudos comprovados demonstraram que a lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) é reduzida e a lipoproteína de alta densidade (colesterol bom) ao consumir gorduras saudáveis.

Para ajudar com isso, você precisa evitar gorduras prejudiciais à saúde ou artificiais, como as gorduras trans. Consumir mais gorduras saudáveis ​​garantirá que você obtenha mais HDL em vez de LDL.

Seguir as regras da dieta cetogênica trará seus benefícios e pode levar algum tempo para se acostumar com isso. Você precisará mudar a maneira como se alimenta, mas em algumas semanas, você começará a ver uma grande diferença.

Não dê ouvidos aos críticos; siga os estudos de caso comprovados.

Seus primeiros passos para bebês da dieta Keto

Você decidiu experimentar a dieta cetogênica. Parabéns, pois você está prestes a fazer uma viagem fantástica. A dieta cetônica se tornou tão popular que há inúmeras pessoas falando sobre ela e há mais estudos de caso do que qualquer outra dieta lá fora, simplesmente devido à sua eficácia.

Os estudos de caso documentados provaram que a dieta cetônica o ajudará a perder peso e queimar gordura melhor do que outras dietas de baixo teor de carboidratos, como a dieta Atkins.

Sim, é um compromisso da sua parte e sim, haverá dificuldades quando você iniciar a dieta. Pode levar de 1 a 3 semanas para se acostumar a estar em cetose e desfrutar dos benefícios que ela traz.

Se você já ouviu a frase “o que sobe, deve descer”, isso é o mesmo que a dieta cetônica. Você vai sofrer de ceto-gripe, o que é esperado, mas não deve ser a causa de sua desistência. É muito mais fácil do que outras dietas tradicionais.

Abaixo estão alguns problemas comuns ou sintomas da ceto-gripe que você enfrentará:

Dores de cabeça consistentes

Se você é um amante do café e não toma uma cerveja há algum tempo, você terá uma pequena dor de cabeça, pois seu corpo está ansiando por cafeína. Isso é o que você pode esperar da dieta cetônica, mas a boa notícia é que ela dura apenas alguns dias.

Confusão mental

Sentir-se lento, incapaz de pensar ou concentrar-se e letargia são sintomas comuns ao iniciar a dieta cetônica. Essa sensação vai acabar, você só precisa ter certeza de seguir a dieta corretamente.

A névoa do cérebro, assim como as dores de cabeça, geralmente são causadas pela falta de água e pela perda de minerais. Conforme você se torna ceto-adaptado, o restante do açúcar é queimado e qualquer excesso de fluido é liberado. Você pode combater isso bebendo cerca de 48 onças de água antes do meio-dia com um toque de sal do Himalaia.

Perda de peso incontrolável.

O objetivo da dieta é perder peso, mas se você está perdendo peso rapidamente, algo está errado.

Você não deve abandonar a dieta completamente, pois nos primeiros dias, seu corpo está apenas convertendo gordura para combustível, em vez de usar carboidratos como combustível. Isso, por sua vez, libera o excesso de água que pode chegar a 10 libras.

Você notará uma diferença em sua composição quando toda essa água for liberada e você poderá perder alguns centímetros ao redor da cintura nos primeiros dias.

Estômago virado

Devido à desidratação e à sua nova forma de alimentação, algumas pessoas sofrerão de prisão de ventre.

A constipação pode ocorrer em algumas pessoas. Isso se deve em parte à desidratação e em parte aos seus novos hábitos alimentares.

Para impedir que isso aconteça, você pode consumir fibras provenientes de vegetais sem amido, como espinafre, couve chinesa, couve e rabanete. Você pode até tomar suplementos de fibras, como psyllium e pectina de maçã.

Não deixe que nenhuma das questões acima o afaste da dieta cetogênica; elas estão lá para colocá-lo no caminho certo para uma jornada fantástica para perder peso.

Nenhuma pessoa é igual, algumas pessoas sofrerão de alguns dos efeitos, enquanto outras não notarão nada. Dentro de uma semana você se acostumará com a dieta, viverá um estilo de vida saudável e ao mesmo tempo será uma máquina ambulante de queima de gordura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prós e Contras da Dieta Keto "2021"